Hoje foi minha segunda aulinha de Inglês lá na escola para estrangeiros. Que belezinha !
Nos últimos 30 minutos de aula, o professor pediu para praticar conversação. Eu caí num grupo só de coreanos (eles são numerosos por aqui, aliás, os asiáticos em geral). Pois bem, já que o propósito era conversar, fui puxar papo né? Éramos eu, uma mulher e um senhor. Quando eu perguntei o nome dela, fiquei com cara de caneca. Quero ver você conseguir pronunciar coreano Myung-bak ou Kim Jong-il, ou ainda Kim Yeon-ah e por aí vai. Daí eu fiz aquela pergunta: "Vc não tem um nome americano que facilite a pronúncia? ". Explico a pergunta: na temporada de estudos na França tinham muitos orientais (também!), e lá eles adotavam nomes ocidentais tipo Sophie ou Pierre pra conseguirem ser "chamados" por algum nome. A simpática lady coreana me respondeu que não, que ela não tinha nenhum outro nome. Acho até que ela se ofendeu com a pergunta. Bem, nem preciso dizer que não conversei mais com ela muito menos a chamei pelo nome, não ia conseguir mesmo.
Mas para a minha surpresa, no final da aula, nós nos arrumávamos para sair e ela perguntou para nós: "Quais são os nomes americanos de mulher ?". Eu achei bem bacana ela ter ficado pensando nisso. Eu sugeri Lisa, Patricia, Lee, Lucy, Daisy. O professor sugeriu Rose, Emily, Brigitte. E então ela entrou na sala se chamando Peyong-il e saiu se chamando Emily ! Bem mais fácil né????
Coreia e Brasil
Beijinhos globalizados!
Anne Roberta
PS: cara de caneca, como diz a cantora Ana Carolina: É quando vc ganha uma caneca de presente e não sabe bem o que dizer ali na hora. Daí vc faz aquela cara de caneca!