sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

BRASIL X ARGENTINA

                  Realmente eu tenho que admitir: os americanos não sabem a diferença entre Brasil e Argentina.   Vou descrever aqui as  3 situações que aconteceram comigo aqui na Califórnia em menos de uma semana da minha chegada.
                  Situação 1: estávamos nos supermercado, eu e meu marido, passando algumas compras pela esteira do caixa. Nesse momento sempre rola um papinho e tal. De repente a caixa (americana) nos pergunta se somos da Argentina. "Nooooooooo, we are brazilians!"  " Ah, ok." ela nos disse. Pelo menos nos deu desconto no final da compra (o mínimo que ela deveria ter feito para reverter o quadro !!!) .
                Situação 2:  eu e a Nina (a cocker) passávamos  pela recepção do hotel para um passeio matinal, quando de repente a recepcionista (americana)  me chama para "falar" com a Nina.  Então ela começou a falar em espanhol !!!!!! Por sorte, uma outra recepcionista mais antenada a corrigiu dizendo que éramos brasileiras e entendíamos Português e não Espanhol. Sabem o que  a outra disse??? "Ah, it's similar the language" .... Tudo o que me restou de reação foi dar uma risadinha sem graça pra não estragar (mais ) o clima.
             Situação 3: fomos jantar num restaurante japonês que tem em frente ao hotel. No momento de pedir as bebidas para o garçom, o meu marido me perguntou o que eu iria beber. Respondi pra ele:  "água". Então o gentil rapaz anotou em seu caderninho. Eu perguntei se ele tinha entendido. Sabe o que ele me disse: "sim sim, eu entendo um pouco de espanhol" . Noooosssa, eu não pude deixar passar essa: " mas eu não falo espanhol, eu falo Português e eu sou brasileira" .
            Por que será que  eu fiquei tão brava nessas situações? Poxa, será que ninguém aqui percebe que o Brasil é diferente da Argentina? Por que eles conhecem mais a Argentina do que o Brasil? Ela é um país beeemmmm  menor que o nosso e os americanos não sabem diferenciar o Português do Espanhol? Como assim ????
          Bem ,cheguei a conclusão que não somos melhores que os argentinos somente por que somos maiores. Foi muita pretensão da minha parte querer ser melhor. Talvez  a Argentina tenha feito por merecer ser reconhecida internacionalmente e o Brasil não... Sei lá.Vou continuar minha vidinha aqui e insistindo que sou brasileira, mas acho que vai chegar uma hora que vou dizer "sim, sim , eu sou argentina mesmo", só para não ter que desperdiçar minhas energias em brigar por algo que eu não vou conseguir mudar sozinha....

Besos y  mas besos !!!

9 comentários:

  1. Querida. Por favor!!! besos y mas besos... NÃO!!! Não desista tão fácil, rs. Sucesso aí! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I won't give up Ritinhaaaaa!! Vou continuar tentando mostrar o tamanho do nosso Brasil, sil, sil!!!!
      big beijo pra vc,
      Beta

      Excluir
  2. Oi Rô,

    Os Americanos não são os únicos que pensam assim...
    Aqui na Alemanha, sempre me perguntam se sou Italiana ou Portuguesa...Digo que sou Brasileira, me acham muito branca para tal e ainda tenho que falar em Portunhol, pois é em Espanhol que me perguntam...Acho que eles pensam que na nossa América só se fala o Castelhano e o Português só em Portugal, isso sim parece coisa de Português (pensar tão limitado, rs...)...O que tmb não é verdade sobre nossos amigos Lusófonos, já que são muito inteligentes!

    Hasta la vista baby!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura Mari? Então não é só coisa de americano mesmo. Já estava ficando brava com eles ! ahahahaha

      Beijos + beijos

      Excluir
    2. Tadinhos!
      Tenhamos tolerância com esses pobres gringos, rs...Adorei o beijo + beijo! Para vc tmb :)))

      Excluir
  3. Vai aí algumas possíveis explicações do porque a Argentina é mais conhecida que o Brasil:
    1) O Brasil é famoso pelo futebol, nos States é um esporte de meninas e pouco conhecido da grande maioria conservadora dos americanas;
    2) A Argentina está arrebentando no basquete, já foi campeã mundial e olímpica, isto dá uma grande visibilidade nos States: todo mundo sabe que os americanos amam basquete;
    3) O cinema argentino já ganhou dois Oscars e o Brasil nenhum;
    4) O cinema americano já retratou a vida de Evita (heroína Argentina). Do Brasil o máximo que lembram é da Carmem Miranda (e a mesma nem é brasileira é portuguesa).
    É isto que eu lembro por agora.
    Acho que teremos que se acostumar com isto: é só levar na esportiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Si, Si!!! acho que vc matou a xarada. Obrigada pelo esclarecimento. Me sinto "mais conformada". Vamos levar na esportiva então!
      Beijos!! Estamos esperando por você!

      Excluir
  4. Bacana o blog hein Anne! Nem sabia da existência, virei fã.. rsrs! Enquanto você resistir, vão te chamar de Argentina, quando você aceitar, vão dizer que você parece brasileira, relaxa... Coisas de americanos, mas confude eles com Canadense, tú arruma um inimigo mortal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade né Pedro? Acho que vou deixar pra lá e ser feliz né?

      O blog é criação recente e toda vez que eu colocar um post novo vou avisar no Facebook.

      Abração pra vc e mande notícias!

      Anne

      Excluir